O contexto histórico no qual as manifestações de Maio de 1968 estavam inseridas se configurou a partir de muitas tensões. Neste ano, a Guerra do Vietnã (1959-1975, conflito travado entre norte-americanos e norte-vietnamitas) havia alcançado o ápice de violência, e as imagens dos atos impetuosos e ferozes dos combatentes norte-americanos espalharam-se pelo mundo, gerando inúmeras manifestações de repúdio, principalmente nos Estados Unidos e Europa.
Os estudantes franceses também foram profundamente influenciados pelo acontecimento da Primavera de Praga, movimento que tinha por objetivo combater o autoritarismo soviético.
Ao mesmo tempo, na América Latina, formavam-se inúmeros grupos de luta armada a fim de destituir as ditaduras militares que assolavam vários países do continente na época. Outros grupos armados formaram-se, também, no continente africano, durante o processo de descolonização.
Outro fator importante nesse período foi o fortalecimento das lutas pelos direitos civis da população negra nos Estados Unidos e em outras parte do mundo. Em 1968, seu principal líder, Martin Luther King, foi assassinado a tiros em Memphis (EUA), gerando inúmeros protestos pelo mundo.
Enquanto isso, na própria França, os principais entraves estavam relacionados às questões de educação e trabalho, uma vez que os estudantes se sentiam extremamente inseguros sobre arrumarem empregos após sua formação superior, e o número de desempregados aumentava cada vez mais no país.
Como é possível observar, nesse período estavam em disputa e tensão questões relacionadas aos direitos humanos, à democracia, aos espaços de representatividade política e direitos sociais, às tensões raciais etc.
É importante pontuar que, após a Segunda Guerra Mundial, o número de estudantes que acessavam a universidade aumentou, o que fortaleceu os movimentos estudantis.
Os estudantes franceses acompanhavam e se posicionavam diante de acontecimentos do mundo inteiro e, em maio de 1968, influenciados por essas tensões, iniciaram um dos movimentos mais importantes da História Contemporânea.