Sobre o curso de Contratos Administrativos e Licitação
Última atualização: 13/03/2023
A pós-graduação em Contratos Administrativos e Licitação ensina, aos participantes, os princípios básicos da lei de contratos administrativos e licitações, conceitos importantes para compreender a legalidade das operações de compra e venda, bem como o funcionamento das licitações.
O curso aborda tópicos como direito administrativo, direito de contratos e licitações, contratos administrativos e licitações, direito da contratação pública, legislação de licitações, diretrizes e práticas de licitações e direito tributário. Os alunos também aprendem sobre direito internacional, leis e regulamentos, práticas de licitação e outras leis relacionadas.
A pós-graduação em Contratos Administrativos e Licitação é destinada aos profissionais que desejam prestar serviços em empresas que lidam com licitações, atuando como consultores em leis de contratos.
Como é o curso de Contratos Administrativos e Licitação?
A pós-graduação em Contratos Administrativos e Licitações é destinada aos profissionais já graduados que desejam aprofundar seus conhecimentos e aprimorar suas habilidades para atuar de maneira eficiente e eficaz no setor público. O curso aborda assuntos relacionados à administração pública, às leis e às regras que regem a contratação de serviços e produtos para órgãos públicos, bem como a realização de licitações.
Além de abordar os aspectos básicos da contratação e licitação, também são tratados temas mais específicos, como a tomada de decisões, a gestão de riscos, as novas tendências em contratação e licitação, a elaboração de contratos e a análise de propostas. O curso também oferece treinamento prático em tópicos como a elaboração de editais, a participação em pregões eletrônicos, a análise de propostas e a gestão de contratos.
Ao concluir o curso, o aluno estará apto a trabalhar como consultor em contratações e licitações para órgãos públicos e empresas privadas.
Qual a grade curricular de Contratos Administrativos e Licitação?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Contratos Administrativos e Licitação em uma de nossas faculdades parceiras:
O que se aprende na faculdade de Contratos Administrativos e Licitação?
Na pós-graduação em Contratos Administrativos e Licitação, os alunos aprendem princípios e técnicas relacionadas à elaboração, administração e gestão de contratos e licitações de serviços, bens e obras para o setor público. Os alunos também compreendem as melhores práticas na preparação e execução de contratos, leis e regulamentos aplicáveis.
Durante a formação, os estudantes adquirem conhecimentos sobre a legislação aplicável às licitações, incluindo o direito administrativo, o direito processual civil, o direito do trabalho, o direito tributário, o direito financeiro e o direito previdenciário. Eles também aprendem a elaborar documentos e preparar propostas, bem como a monitorar e controlar os contratos.
Após formados, os profissionais da área estarão aptos para negociar os melhores termos contratuais para o setor público, desenvolver e implementar estratégias de licitação e avaliar o desempenho de contratos.
Quanto custa uma faculdade de Contratos Administrativos e Licitação?
As mensalidades do curso de Contratos Administrativos e Licitação podem variar de acordo com a instituição de ensino. É comum que os valores ultrapassem R$ 100,00, tendo em vista os fatores de modalidade e metodologia de ensino.
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Sobre a carreira de Contratos Administrativos e Licitação
Onde o profissional de Contratos Administrativos e Licitação pode trabalhar?
O profissional formado na pós-graduação em Contratos Administrativos e Licitação pode trabalhar em várias áreas da administração pública, seja em empresas privadas, agências governamentais ou em empresas de consultoria. Eles são responsáveis por gerenciar processos de licitação, planejar contratos, analisar propostas, gerenciar pagamentos, preparar documentos legais e controlar a execução dos contratos.
Como ingressar na profissão de Contratos Administrativos e Licitação?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Contratos Administrativos e Licitação?
Para atuar na área, o profissional deve compreender os processos de licitação e administração de contratos. Tais competências podem ser desenvolvidas, inicialmente, por meio de uma graduação em Administração ou Direito. O aluno pode, ainda, optar, após a conclusão de sua formação inicial, pela pós-graduação em Contratos Administrativos e Licitação, desenvolvendo a fundo as técnicas específicas desse setor.