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Gestão da Qualidade

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Ilustração de uma garota fazendo uma pesquisa do curso de Gestão da Qualidade no notebook
Média Salarial: R$ 3.545,71
Duração: em média, 2 anos
Bolsas: a partir de R$ 56,00
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Sobre o curso de Gestão da Qualidade

Última atualização: 19/08/2024

Gestão da Qualidade é o conjunto de práticas aplicadas para a melhoria contínua dos processos e serviços de uma organização, visando a satisfação do cliente e a eficiência operacional.

O curso de Gestão da Qualidade estuda os processos de qualidade aplicados para melhorar a disposição de produtos e serviços oferecidos por empresas. A formação abrange as normas e princípios da gestão, as ferramentas de qualidade, a melhoria contínua, a gestão de riscos e a avaliação da qualidade. O programa também aborda a utilização de metodologias de análise de dados estatísticos para a tomada de decisões e o desenvolvimento de planos de ação.

O curso enfatiza a importância da comunicação entre os membros da equipe de gestão e os colaboradores, bem como a utilização de ferramentas para a análise crítica de problemas e soluções.

O curso de Gestão da Qualidade é disponibilizado em nível tecnológico e tem uma duração que varia entre 2 a 3 anos. O programa forma profissionais que cumprem com as normas e padrões de qualidade de órgãos como Inmetro, ABNT e ISO.

Ao concluir a formação, os estudantes estão aptos para desenvolver processos de controle da qualidade, gerenciar projetos, gerar relatórios de qualidade e implementar programas de auditoria.

As disciplinas do curso envolvem:

  • Auditoria de Sistemas;
  • Controle Estatístico dos Processos;
  • Ferramentas da Qualidade – Controle e Melhoria;
  • Sistemas de Gestão da Qualidade;
  • Metrologia;
  • Qualidade e Processos Organizacionais;
  • Qualidade e Sistemas de Produção;

No mercado de trabalho, o gestor de qualidade pode atuar em processos de certificação de qualidade, auditoria e modelagem de processos.

Os tipos de formação para o curso de Gestão da Qualidade são: tecnólogo e pós-graduação .

Como é o curso de Gestão da Qualidade?

A faculdade de Gestão da Qualidade é voltada para a melhoria da qualidade em processos, produtos e serviços de organizações. Durante o curso, os estudantes exploram metodologias e ferramentas para monitorar, avaliar e aprimorar a gestão.

O currículo normalmente abrange disciplinas que vão desde fundamentos da qualidade até normas e certificações reconhecidas internacionalmente, como a ISO 9001. Os alunos também podem estudar técnicas estatísticas, gestão de processos, auditoria de qualidade, gestão ambiental, entre outros tópicos relevantes para a área.

A prática é uma parte complementar do aprendizado. Os estudantes têm a oportunidade de realizar estágios em empresas ou participar de projetos práticos para aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula.

Ao longo do curso, os alunos também desenvolvem habilidades de liderança, comunicação e trabalho em equipe, competências valorizadas em setores de manufatura, serviços, saúde e tecnologia. Em tais ambientes, os profissionais atuam com a implementação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade.

O curso de Gestão da Qualidade é disponibilizado em nível tecnológico, com duração média de dois anos. As modalidades incluem opções presenciais e EaD, atendendo a demanda de diferentes perfis de estudantes.

Além da graduação tecnológica, é possível realizar o curso em nível de pós-graduação. Entre as opções mais visadas, está o MBA em Gestão da Qualidade, que é destinado a profissionais que buscam adquirir competências administrativas.

Quais os pontos básicos da Gestão de Qualidade?

A Gestão de Qualidade engloba uma série de práticas e princípios destinados a garantir que os produtos ou serviços atendam ou excedam as expectativas dos clientes. Alguns dos pontos básicos incluem:

Foco no cliente: A qualidade deve ser definida e medida com base nas necessidades e expectativas do cliente. Isso envolve compreender suas demandas e adaptar os processos para satisfazê-las.

Liderança comprometida: A alta direção deve demonstrar um compromisso claro com a qualidade, estabelecendo políticas e metas que promovam uma cultura de excelência em toda a organização.

Envolvimento dos funcionários: Todos os membros da organização devem estar engajados na busca pela qualidade, desde a concepção até a entrega do produto ou serviço. Isso requer comunicação eficaz, treinamento adequado e incentivos para a participação ativa.

Abordagem baseada em processos: A qualidade é mais efetivamente gerenciada quando os processos são compreendidos e controlados. Isso envolve identificar, documentar e otimizar os processos para garantir consistência e eficácia.

Melhoria contínua: A busca pela qualidade nunca termina. As organizações devem se comprometer com a melhoria contínua, identificando oportunidades de aprimoramento, implementando mudanças e avaliando constantemente os resultados.

Abordagem sistêmica para a gestão: A qualidade é influenciada por uma variedade de fatores, incluindo recursos humanos, tecnológicos e ambientais. Portanto, uma abordagem sistêmica considera o contexto mais amplo em que a organização opera.

Tomada de decisão baseada em evidências: As decisões relacionadas à qualidade devem ser fundamentadas em dados e análises objetivas. Isso permite uma abordagem mais racional e eficaz para a resolução de problemas e a implementação de melhorias.

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Qual a grade curricular de Gestão da Qualidade?

Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Gestão da Qualidade em uma de nossas faculdades parceiras:

  • Auditoria de Sistemas de Qualidade

  • Comportamento nas Organizações

  • Controle da Qualidade

Ver a grade curricular

O que se aprende na faculdade de Gestão da Qualidade?

Ao decorrer do curso de Gestão da Qualidade, são abordados aspectos de análise de custos, auditoria da qualidade, gerenciamento de riscos, ISO 9001 e outras normas de qualidade.

Além disso, os alunos também aprendem sobre o processo de análise de custos para determinar o valor de uma operação. Eles compreendem os princípios envolvidos na análise de custos, bem como as melhores práticas e técnicas de gestão.

Outra área abordada é o processo de auditoria da qualidade, que inclui a compreensão dos princípios e procedimentos de auditoria, bem como a avaliação de processos e resultados.

De forma complementar, a norma de ISO 9001 é apresentada. Ela estabelece os critérios para a implementação de sistemas qualidade, incluindo as diretrizes para a documentação de processos, o controle de qualidade de produtos e serviços e o monitoramento de resultados.

Por fim, o curso também aborda técnicas e metodologias para melhorar a qualidade dos serviços e produtos, incluindo a identificação e análise de problemas, a avaliação de tendências, a implementação de programas de melhoria contínua e a gestão dos indicadores de qualidade.

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Gestão da Qualidade segue as normas gerais dos cursos tecnológicos e está dentro do eixo de Gestão e Negócios, com carga horária mínima de 1.600 horas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) avalia o curso de Gestão da Qualidade considerando as seguintes disciplinas:

  • Fundamentos da Qualidade;

  • Fundamentos da Administração;

  • Normas da Qualidade;

  • Gestão de Projetos;

  • Gestão da Produção e da Cadeia de Suprimentos;

  • Comunicação Empresarial;

  • Gestão de Processos;

  • Métodos e Ferramentas da Qualidade;

  • Auditoria da Qualidade;

  • Métodos Quantitativos;

  • Gestão de Pessoas;

  • Metrologia;

  • Certificações e Prêmios da Qualidade;

  • Gestão de Custos;

  • Planejamento Estratégico e Inovação;

  • Qualidade de Vida, Segurança e Saúde no Trabalho.

O que faz quem estuda gestão da qualidade?

Quem estuda Gestão da Qualidade desenvolve uma compreensão profunda dos princípios, teorias e práticas que visam garantir a excelência na produção de bens e serviços. Isso inclui uma variedade de atividades, tais como:

Análise de Processos: Estudantes de Gestão da Qualidade aprendem a identificar, mapear e analisar os processos dentro de uma organização, buscando identificar oportunidades de melhoria e otimização.

Implementação de Sistemas de Qualidade: Eles aprendem sobre diferentes sistemas de gestão da qualidade, como ISO 9001, Six Sigma, e Lean Management, e como implementá-los eficazmente em uma organização.

Controle de Qualidade: Isso envolve o desenvolvimento e a aplicação de técnicas e ferramentas para monitorar e garantir a qualidade dos produtos ou serviços em todas as etapas do processo de produção ou prestação de serviços.

Gestão de Fornecedores: Estudantes de Gestão da Qualidade aprendem a avaliar e gerenciar a qualidade dos fornecedores e parceiros de negócios, garantindo que eles atendam aos padrões e requisitos estabelecidos pela organização.

Melhoria Contínua: Eles são treinados em metodologias de melhoria contínua, como o ciclo PDCA (Plan-Do-Check-Act) e o DMAIC (Define-Measure-Analyze-Improve-Control), para identificar problemas, implementar soluções e monitorar os resultados ao longo do tempo.

Auditoria da Qualidade: Estudantes aprendem a conduzir auditorias internas e externas para avaliar o desempenho dos sistemas de gestão da qualidade e garantir conformidade com padrões e regulamentos.

Gestão de Riscos: Eles são treinados para identificar e avaliar os riscos associados à qualidade dos produtos ou serviços, e desenvolver planos de contingência para mitigar esses riscos.

Quanto custa uma faculdade de Gestão da Qualidade?

A faculdade de Gestão da Qualidade custa R$ 470,00, em média. A mensalidade varia de acordo com a modalidade e instituição de ensino. É possível encontrar valores que partem de R$ 98,79.

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Sobre a carreira de Gestão da Qualidade

O que faz o profissional de Gestão da Qualidade?

O gestor de qualidade inspeciona o recebimento e organiza o armazenamento e movimentação de insumos. Ele também verifica a conformidade de processos e libera produtos e serviços de acordo com a qualidade.

Além disso, o profissional de Gestão da Qualidade trabalha de acordo com normas e procedimentos técnicos, de qualidade e de segurança, e demonstra domínio de conhecimentos técnicos específicos da área.

De acordo com o Catálogo Nacional de Curso Superiores do Ministério da Educação (MEC), o gestor de qualidade deve:

  • Planejar e auditar sistemas de gestão da qualidade

  • Mapear de processos organizacionais

  • Elaborar relatórios de qualidade

  • Avaliar práticas de uma organização

  • Mobilizar os colaboradores para uma ação eficaz

  • Disseminar a cultura da qualidade

  • Elaborar ferramentas para reduzir erros e falhas

  • Desenvolver programas de avaliação de performance na empresa em que atua

Os profissionais formados em Gestão da Qualidade utilizam quatro componentes principais para a elaboração dos processos. São eles:

  • Planejamento de qualidade

  • Garantia de qualidade

  • Controle da qualidade

  • Melhoria da qualidade

Por meio dos componentes listados, o profissional implementa o Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ). Desse modo, a empresa pode ser beneficiada com aumento da produtividade, otimização dos recursos e maior controle de cada processo.

As principais áreas de atuação do profissional de Gestão da Qualidade são:

  • Certificação de Qualidade

Este profissional garante que no universo da empresa cumpra regras de órgãos como Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas).

  • Auditoria

O profissional especializado em Gestão da Qualidade pode atuar como auditor interno ou externo. O auditor interno é um funcionário da própria empresa que avalia processos de fabricação e rotinas administrativas variadas.

  • Modelagem de Processos

O gestor da qualidade identifica os processos dos setores de uma organização, para então mapeá-los e adequá-los a padrões de qualidade já estabelecidos. Uma das ferramentas mais utilizadas por este profissional são os indicadores de desempenho.

Onde o profissional de Gestão da Qualidade pode trabalhar?

Um gestor da qualidade é um profissional que tem a responsabilidade de garantir que os produtos e serviços desenvolvidos pela empresa correspondam às expectativas dos clientes.

Para isso, o gestor da qualidade tem a função de monitorar os processos de produção e certificar que todos os produtos e serviços atendam às especificações estabelecidas.

Além disso, ele também é responsável por documentar todas as diferentes etapas de produção e garantir a sua conformidade com as normas de qualidade. O gestor da qualidade pode trabalhar em diversas áreas de uma empresa.

Alguns dos principais locais onde ele pode atuar são: na área de produção, desenvolvimento de produtos, serviços de atendimento ao cliente, logística, recursos humanos e finanças.

Em algumas empresas, ele também pode atuar como consultor externo, oferecendo serviços de auditoria para verificar se os processos de produção estão sendo seguidos de acordo com as boas práticas de qualidade.

O gestor da qualidade tem a responsabilidade de desenvolver e implementar sistemas de gestão da qualidade para assegurar que os produtos e serviços sejam desenvolvidos de acordo com os padrões estabelecidos.

Ele também é responsável por treinar os funcionários da empresa em questões de qualidade, para garantir que eles possam aplicar corretamente os sistemas de qualidade.

O que faz a ISO?

A ISO (Organização Internacional de Normalização) é uma entidade independente, não governamental, fundada em 1947, sediada em Genebra, Suíça. Seu principal objetivo é desenvolver e promover normas internacionais que visam facilitar o intercâmbio de bens e serviços, promover a cooperação internacional e facilitar o comércio entre países.

A ISO não emite certificados, mas desenvolve e publica normas técnicas que estabelecem diretrizes e requisitos para uma ampla variedade de áreas, desde a gestão da qualidade até a segurança de produtos e serviços. Essas normas são adotadas voluntariamente por organizações em todo o mundo e servem como referência para garantir a qualidade, segurança e eficiência em diferentes setores e processos.

Alguns exemplos de normas ISO amplamente conhecidas incluem:

ISO 9001: Esta norma estabelece os requisitos para sistemas de gestão da qualidade em organizações. Ela é projetada para ajudar as organizações a garantir a satisfação do cliente, melhorar continuamente e atender aos requisitos legais e regulamentares aplicáveis.

ISO 14001: Esta norma define os requisitos para sistemas de gestão ambiental, ajudando as organizações a identificar e gerenciar impactos ambientais, reduzir custos, minimizar resíduos e operar de forma mais sustentável.

Caso você tenha dúvidas sobre o curso de Gestão da Qualidade ou profissões nesta área, faça o seu questionamento na Comunidade Quero. A Comunidade Quero é um ambiente para troca de conhecimento, onde você pode tirar suas dúvidas e ajudar outros integrantes da Comunidade com as dúvidas sobre o curso.

Quanto ganha um profissional de Gestão da Qualidade?

O salário médio de um Gestor de qualidade no Brasil é de R$ 3.545,71 . Os estados onde a profissão de Gestor de qualidade têm os melhores salários são .

Quer saber o salário das demais especialidades? Veja aqui

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Como ingressar na profissão de Gestão da Qualidade?

Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Gestão da Qualidade?

Para exercer a função de gestor de qualidade, é exigido diploma de nível superior tecnológico na área, em curso reconhecido pelo MEC, ou bacharelado em Administração ou áreas correspondentes. É necessário registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Para ser bem-sucedido nessa posição, um gestor de qualidade deve ter conhecimentos e habilidades específicas. Ele deve ter conhecimento das normas de qualidade relevantes, como ISO 9000 e outras, e também deve ter experiência na implementação de tais normas.

Além disso, ele deve ter uma boa compreensão dos processos de produção, [controle de qualidade] e melhoria da qualidade. Ele também deve ser capaz de identificar problemas com a qualidade e desenvolver medidas para corrigi-los.

Outra exigência do mercado de trabalho para um gestor de qualidade é a habilidade de trabalhar com pessoas. Ele deve ter habilidades de comunicação fortes para orientar e treinar os funcionários sobre as normas de qualidade.

Ele também deve saber como motivar os funcionários para trabalhar em direção à excelência. Para ser bem-sucedido nessa posição, o gestor de qualidade também deve ter habilidades de gerenciamento de tempo.

Ele deve ter a capacidade de priorizar tarefas e gerenciar o tempo para atingir os objetivos da empresa. Este profissional também deve ser capaz de analisar dados, desenvolver relatórios e documentos de qualidade, e monitorar os processos de produção.

Veja também: O Guia de Profissões da Quero Bolsa! São mais de 370 páginas sobre as diversas possibilidades profissionais do mercado de trabalho. Sobre a área, você poderá conferir detalhes sobre as profissões de: gestor financeiro, gestor comercial, gerente administrativo e outras profissões.

Quais são as principais competências pessoais do profissional de Gestão da Qualidade?

As principais características do profissional de Gestão da Qualidade, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

Credibilidade;
Dinamismo;
Responsabilidade;
Habilidades no uso da ferramenta da qualidade (estatísticas);
Habilidade técnica;
Trabalho em equipe.

Nota de corte para Gestão da Qualidade

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No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Gestão da Qualidade foram:

Balões de Conversa - Dúvidas sobre Gestão da Qualidade
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