Sobre o curso de Produção Publicitária
Última atualização: 08/03/2024
O curso de Produção Publicitária forma profissionais capazes de desenvolver campanhas publicitárias, a partir de estratégias de comunicação. Durante o programa, os alunos aprendem técnicas de planejamento, execução, criatividade e análise de resultados.
A formação abrange desde o planejamento dos custos de produção até a negociação de termos, especificação de materiais, estabelecimento de cronogramas de execução e incorporação de inovações tecnológicas ao processo de produção publicitária.
Outros temas centrais, como ética, responsabilidade social e sustentabilidade, bem como estratégias de marketing e de relacionamento com o público-alvo, também estão presentes no curso, preparando os alunos para atuar no mercado publicitário.
Além de conteúdos teóricos, os alunos têm a oportunidade de desenvolver lições práticas em bibliotecas, laboratórios de informática e estúdios de produção audiovisual, sonora e fotográfica.
Após formados, os profissionais encontram oportunidades em agências de comunicação, publicidade e propaganda, empresas de comunicação digital e integrada, empresas públicas e privadas, indústria gráfica, produtoras de áudio e audiovisuais, veículos de comunicação e instituições de ensino.
Como é o curso de Produção Publicitária?
O curso de Produção Publicitária apresenta técnicas para a criação de campanhas de qualidade, que atingem os objetivos de comunicação de uma empresa. Os alunos desenvolvem habilidades para criar, selecionar e direcionar meios de comunicação, além de elaborar materiais publicitários, como anúncios de imprensa, outdoors, spots de rádio e televisão, e websites.
O programa também abrange o desenvolvimento de produtos, envolvendo processos de definição, planejamento, execução e avaliação. Conceitos de pesquisa de mercado, branding e relações públicas complementam a formação.
Ao ingressar no curso, os estudantes têm contato com disciplinas introdutórias, que abordam os princípios da publicidade, teorias da comunicação e marketing, aprendendo a importância do branding, da pesquisa de mercado e do comportamento do consumidor.
À medida que avançam, eles são expostos a disciplinas específicas, que cobrem as técnicas e ferramentas necessárias para a produção de peças publicitárias, incluindo design gráfico, fotografia, produção de vídeo e áudio, edição, animação e uso de software específico para criação e edição de conteúdo digital.
Além disso, os alunos têm a oportunidade de trabalhar em projetos reais ou simulados em estúdios de produção audiovisual, sonora e fotográfica disponíveis nas instalações da instituição.
Ao final do curso, os alunos estarão prontos para trabalhar no setor, criando, desenvolvendo e executando projetos publicitários, além de planejar e selecionar meios adequados para a divulgação dos produtos ou serviços de uma empresa.
Qual a grade curricular de Produção Publicitária?
Grade Curricular é o conjunto de matérias que o aluno estudará durante o curso. Veja abaixo um exemplo de grade curricular para o curso de Produção Publicitária em uma de nossas faculdades parceiras:
-
Atividades Complementares
-
Composição e Projeto Gráfico
-
Comunicação Aplicada
O que se aprende na faculdade de Produção Publicitária?
No curso de Produção Publicitária, os alunos aprendem a combinar criatividade com conhecimento técnico, produzindo conteúdos publicitários assertivos. As disciplinas abordadas ao longo do programa cobrem os aspectos centrais da produção de campanhas, desde a formulação até a entrega final, passando pela gestão do projeto.
Alguns dos conteúdos presentes incluem:
- Princípios da Publicidade e Marketing: Introduz os alunos aos conceitos básicos de publicidade, estratégias de marketing e análise de mercado. Ensina como as marcas comunicam suas mensagens aos diferentes públicos-alvo.
- Teorias da Comunicação: Explora as teorias que fundamentam a comunicação massiva e interpessoal.
- Design Gráfico para Publicidade: Ensina técnicas de design gráfico aplicadas à criação de peças publicitárias, como anúncios, folhetos e materiais de ponto de venda, usando softwares de edição de imagem.
- Produção Audiovisual: Abrange as técnicas de produção, filmagem e edição de vídeos publicitários, incluindo roteirização, direção, iluminação e edição.
- Produção Sonora: Ensina a criação e produção de conteúdo sonoro para publicidade, como jingles, spots para rádio e trilhas sonoras para vídeos.
- Fotografia Publicitária: Foca na técnica fotográfica e na sua aplicação na publicidade.
- Planejamento de Mídia: Fornece conhecimentos sobre como escolher os melhores canais de mídia para disseminar campanhas publicitárias, considerando o público-alvo e o orçamento disponível.
- Gestão de Projetos Publicitários: Enfatiza a importância do planejamento, execução e controle de projetos de produção publicitária, incluindo a gestão de tempo, custos e recursos.
- Legislação Publicitária: Oferece uma visão sobre as leis que regulamentam a publicidade no Brasil, abordando temas como direitos autorais, propaganda enganosa e concorrência desleal.
- Inovação Tecnológica na Publicidade: Analisa as tendências tecnológicas atuais e seu impacto na produção publicitária, incluindo realidade aumentada, publicidade móvel e mídias sociais.
Quanto custa uma faculdade de Produção Publicitária?
No site da Quero Bolsa, o curso de Produção Publicitária pode ser encontrado com mensalidades a partir de R$ 66,00. Os valorem variam de acordo com a instituição e modalidade de ensino.
Se você deseja ingressar na formação com descontos de até 80%, acesse o site da Quero Bolsa e veja as principais ofertas em sua região.
Procure o curso de Produção Publicitária ideal para você!
Veja como é simples começar a estudar
- Encontre seu curso
- Garanta sua bolsa
- Economize até se formar
Sobre a carreira de Produção Publicitária
Onde o profissional de Produção Publicitária pode trabalhar?
O profissional da produção publicitária pode trabalhar em agências de publicidade, empresas de marketing, departamentos de marketing de empresas, empresas de mídia, empresas de produção de conteúdo, empresas de produção de vídeo, entre outras. Eles também podem trabalhar como freelancers, oferecendo serviços diretamente aos clientes.
Em seu dia a dia, o profissional ajuda a criar, planejar e executar campanhas publicitárias. Eles são responsáveis por gerenciar todos os aspectos da produção, desde a escolha de imagens e mídia, até a criação de scripts, roteiros e storyboards.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Como ingressar na profissão de Produção Publicitária?
Quais são as exigências do mercado de trabalho para o profissional de Produção Publicitária?
Para atuar na área, o profissional deve dispor dos principais conhecimentos da publicidade, que podem ser adquiridos por meio da formação superior em Produção Publicitária.
Veja, no site da Quero Bolsa, descontos de até 80% para o curso.
Nota de corte para Produção Publicitária
Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?
Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte . O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.
No último ano, as notas de corte registradas para o curso de Produção Publicitária foram: