Publicidade e Propaganda na USJT - São Judas Tadeu
- Graduação
- 48 meses
- 40 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 614,82
Boa
(18)
Como é o curso de Publicidade e Propaganda na USJT - São Judas Tadeu?
A Universidade São Judas Tadeu possui estrutura formada por laboratórios multidisciplinares e salas de aula equipadas com recursos tecnológicos e o curso de Publicidade e Propaganda é voltado para a compreensão dos processos de planejamento, criação e difusão de campanhas publicitárias criativas e funcionais.
Com uma matriz curricular abrangente, os graduados da São Judas são habilitados a atuar em empresas ou oferecer serviços especializados de propaganda, audiovisual, vendas e marketing.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Ciências sociais aplicadas
Duração: em média, 4 anos
O que você vai aprender?
Leitura E Produção De Textos
Comunicação, Cultura E Sociedade
Processos Audiovisuais
Institucional I
Como é a faculdade USJT - São Judas Tadeu
Avaliação dos Alunos
Boa
18 avaliações
- Empregabilidade
- Estrutura
- Professores
- localização
Resumo da faculdade
- mais de 35.000 alunos matriculados
- mais de 720 docentes
- 100 cursos de graduação e 265 de pós-graduação
- 132 unidades
Dúvidas mais frequentes
A Universidade São Judas Tadeu (USJT) é uma instituição de ensino superior privada localizada em São Paulo, Brasil. Credenciada em 1971, a universidade é conhecida por oferecer cursos nas áreas de Ciências Humanas, Exatas e Tecnológicas.
Entre os principais diferenciais da USJT estão a sua infraestrutura moderna, equipada com laboratórios tecnológicos, biblioteca com amplo acervo, salas de aula e espaços de convivência. Além disso, a universidade conta com um corpo docente formado por professores com experiência acadêmica.
A USJT também estimula a pesquisa acadêmica, desenvolvimento e inovação, com projetos e parcerias realizados nas áreas de tecnologia da informação, engenharias, saúde, administração, entre outras. Além disso, ela oferece oportunidades de intercâmbio internacional e programas de estágio.
Outro destaque da USJT é a sua preocupação com a formação integral dos alunos, oferecendo atividades extracurriculares, como programas de voluntariado, projetos sociais, eventos culturais e esportivos.
A USJT foi avaliada com nota 4, sendo o máximo 5, em 46 cursos pelo Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo Jornal o Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa.
O curso de Publicidade e Propaganda é desenvolvido como um bacharelado, com duração de quatro anos e carga horária mínima de 2.700 horas, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC). Ele é suportado por modalidades presenciais e a distância (EaD), com a obrigatoriedade de atividades práticas e teóricas integradas ao itinerário proposto.
A metodologia da formação é distribuída em três eixos principais, que norteiam o percurso dos alunos:
Formação Ético-Humanística: Abrange disciplinas voltadas para a compreensão do comportamento humano, questões sociais e éticas, e sua relação com o consumo. Os alunos estudam temas como filosofia, sociologia, psicologia e cultura, com ênfase nos direitos humanos, sustentabilidade e questões étnico-raciais.
Formação em Comunicação: Abrange os fundamentos teóricos da comunicação, as linguagens midiáticas e suas tecnologias. Os alunos desenvolvem habilidades em comunicação digital, design de interfaces, pesquisa de mídia e marketing, com foco nas transformações digitais e nas novas formas de consumo.
Formação Específica em Publicidade e Propaganda: Envolve disciplinas técnicas e práticas de publicidade, incluindo planejamento de campanhas, criação publicitária, direção de arte, redação publicitária e produção audiovisual. Os alunos aprendem a desenvolver campanhas criativas, gerenciar mídias, analisar dados de mercado e criar estratégias para marcas.
Além da grade principal, o curso estimula a participação dos alunos em eventos, congressos e estágios supervisionados, que, conforme estipulado pelo MEC, devem corresponder a 200 horas da extensão total.
Qual é a diferença entre propaganda e publicidade?
A publicidade e a propaganda, embora muitas vezes utilizadas como sinônimos, assumem conceitos distintos. De acordo com a doutora e professora Neusa Demartini, em seu artigo intitulado de "Publicidade ou Propaganda? É isso aí!", a publicidade está relacionada à promoção de bens e serviços, com foco comercial, enquanto propaganda abrange ações de cunho ideológico ou político.
No Brasil, a distinção é pouco observada, diferentemente de outros países, onde os conceitos são bem delineados. Gomes destaca que a confusão ocorre, em parte, pela tradução imprecisa de palavras como advertising (anúncio) e propaganda, consolidados no país como equivalentes.
Caso você tenha dúvidas se esse curso é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Quais são as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil?
Confira as melhores faculdades de Publicidade e Propaganda do Brasil, segundo o Guia da Faculdade 2024, uma avaliação realizada anualmente pelo jornal O Estado de S. Paulo (Estadão) em parceria com a Quero Bolsa. O indicador atribui uma nota variável de 1 a 5.
Instituição | Nota | Cidade |
Universidade de Passo Fundo (UPF) | 4 | Passo Fundo-RS |
Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP) | 4 | Salto-SP |
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas) | 4 | Campinas-SP |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) | 4 | Santa Maria-RS |
Universidade Católica do Salvador (UCSAL) | 4 | Salvador-BA |
Universidade Regional de Blumenau (FURB) | 4 | Blumenau-SC |
Que tal estudar em uma das melhores faculdades de Publicidade e Propaganda? Confira bolsas de estudo para o curso em instituições bem avaliadas na Quero Bolsa, com descontos de até 80%.
Publicidade e Propaganda é a área responsável por criar, planejar e divulgar campanhas publicitárias. Ela adota estratégias de comunicação, marketing e design para influenciar e atrair o público-alvo, por meio de canais televisivos, internet, rádio e mídia impressa.
O curso de Publicidade e Propaganda prepara profissionais para conduzir campanhas publicitárias, promovendo marcas, produtos e serviços. No programa, os estudantes são expostos a disciplinas que abrangem desde a teoria da comunicação até a prática da produção audiovisual. Eles navegam sobre técnicas redação publicitária, design gráfico, marketing digital e pesquisa de mercado.
A união dos conceitos habilita os futuros publicitários para identificar e metrificar o público-alvo, utilizando ferramentas de análise de dados e comportamento do consumidor. O conjunto de competências é valorizado em agências de publicidade, departamentos de marketing de empresas, produtoras de vídeo e veículos de comunicação, ambientes onde os profissionais podem ocupar cargos de redatores, diretores de arte, planejadores de mídia ou gerentes de contas.
Quanto anos dura a faculdade de Publicidade e Propaganda?
A faculdade de Publicidade e Propaganda tem duração de 4 anos, com carga horária média de 2.700 horas. Durante esse período, os estudantes são apresentados a conceitos teóricos e práticos das áreas de comunicação, marketing, criação de campanhas publicitárias e planejamento de mídia.
Quais são as diferenças entre Publicidade e Propaganda e Marketing?
Publicidade e Propaganda e Marketing são áreas relacionadas, mas com aplicações distintas. A Publicidade cria e dissemina mensagens persuasivas, com o objetivo de promover produtos, serviços ou ideias. Seus processos são diretamente relacionados ao público-alvo, alcançados por meios de comunicação, como televisão, rádio, internet, e mídias impressas.
Por outro lado, o Marketing engloba todo o processo de planejamento, execução, e controle das atividades relacionadas ao mercado. Ele identifica as necessidades dos consumidores, desenvolve produtos, define preços e escolhe dos canais de distribuição.
Em resumo, enquanto a Publicidade preza especificamente pela divulgação de produtos e interlocução com consumidores, o Marketing adora um viés mais crítico e integral, considerando aspectos financeiros e todos os processos referentes à circulação de um bem.